Instagram – organizar e criar capas para destaques do stories

O instagram fez atualizações recentemente e trouxe uma nova funcionalidade de interação para os utilizadores: os destaques do stories.

Para quem ainda não sabe o que são, os destaques são os stories que permanecem por um período superior a 24 horas, até que decida removê-los. Estes irão aparecer na parte superior, entre a biografia e as publicações no perfil.

Com esta nova funcionalidade é possível categorizar os destaques organizando assim os conteúdos e segmentando as publicações por assunto, deixando o perfil visualmente mais atrativo.

Se gosta de manter tudo organizado, agora já pode.
Quer saber como criar as capas para os destaques? 

  • Liste as categorias: faça uma listagem com os assuntos que gostaria de ver em destaque e organize-os por tema.
  • Escolha um tema para as categorias: escolha o aspecto que quer dar às categorias: cores, dos fundos, formatos e estilos dos ícones, etc. Veja outros perfis e identifique o estilo que mais lhe agrada.
  • Selecione os ícones para as capas nos destaques: existem inúmeros gratuitos na web. Eu escolhi os meus a partir do flaticon.com pesquisando através de keywords associadas às categorias. Depois de escolhido o ícone é só fazer o download no formato, cor e dimensão pretendidos.
    (eu escolhi para os meus, o formato PNG, a cor #FF7256 que corresponde à cor coral, o tamanho 512)
  • Escolha um fundo para as capas de destaque: selecione uma imagem que funcione bem com os seus conteúdos, que façam sobressair os ícones e que lhe permita ter um visual atrativo e equilibrado.
  • Formate a imagem à dimensão: a imagem irá ser utilizada no formato do Stories que é 1080×1920px, na proporção 9:16. Use Photoshop ou outro programa (ex: Photogrid) que lhe permita ajustar a imagem às medidas . Pode fazer download do modelo já com as dimensões clicando neste link. O círculo na imagem representa a miniatura do destaque e é nesta área que deverá iserir o ícone e ajustá-lo ao tamanho.
  • Faça upload das imagens no Stories: o procedimento é o seguinte: publique as capas como faz com qualquer storie. (Dica: para não perturbar os seus seguidores pode avisá-los que as publicações seguintes serão para organização do perfil). Crie os destaques a partir da home do seu perfil Instagram.
    Depois de publicadas, em cada imagem deverá selecionar a opção “Destacar”. Segue-se a opção “Novo”, onde deverá clicar e atribuir um nome correspondente à categoria.

    Notas para edição:
    – Edite os Stories já existentes tocando nos três pontinhos localizadas acima da palavra “Mais” no canto inferior direito do ecrã.
    – Vá a “Editar Destaque” e se o objectivo é ajustar a imagem selecione “Editar Capa”.
    – Se pretende adicionar uma capa já publicada a imagem estará no “Arquivo”.
    – Guarde e veja o resultado!

O que achaste deste passo a passo? Queres ver mais dicas sobre o Instagram?
Deixa nos comentários, os temas que gostarias de ver desenvolvidos.

Convido-te a ver também o tutorial que ensina Como dividir uma imagem para publicar no Instagram

Artigos criados 45

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo