As minhas Notas sobre o Upload Lisboa 2012

upload lisboa 2012
No passado dia 13 de Outubro tive oportunidade de assistir à 4.ª edição do Upload Lisboa. Esta foi a terceira vez que tive o privilégio de participar neste evento e ouvir excelentes oradores a falar sobre as tendências na web 2.0. Pude também esclarecer algumas dúvidas e trocar impressões com outros conferencistas, ou não fosse este um evento que incentiva e estimula a partilha de conhecimentos.

Considero que este evento é um dos mais importantes a nível nacional, na área do Marketing Digital.

“Abrimos” a conferência com Jorge Oliveira (Business Designer na Active Media), que abordou entre outros conceitos “transmedia“.
Falou também em cultura de convergência, coisas imprevisíveis que geram resultados inesperados.
Apresentou exemplos com recurso a diferentes meios que contam uma história. Um desses exemplos foi da série “Californication“, em que uma das personagens (David Duchovny) ganha vida também no Twitter associada à sua personagem na série.

As peças do puzzle só fazem sentido quando juntas, por mais valor que cada peça tenha quando conjugadas resultam melhor.
A audiência espera que as marcas a surpreendam.
Um exemplo disso, foi o lançamento do novo álbum Shallow Bed – Dry the River, em que num outdoor exterior davam oportunidade aos fãs de ouvirem um single com a sua música.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=uLzyOmzL9Vg&w=600&h=338]
Terminou a sua apresentação apelando a todos… “Divirtam e façam divertir”.

Seguiu-se Mário Alcântara (Head of Digital da DDB) com o tema Criatividade Social.
Falou da teoria dos 6° de Kevin Bacon.
Pouco de novo adiantou acerca do que atrai o público. Todos sabemos que o que capta a atenção do público, tem que divertir a audiência, ter utilidade e ser inovador.
As ideias que apelam à mudança de comportamento e com carácter emocional e envolvente, geram conteúdos mais facilmente susceptíveis de serem partilhados.
Reforçou que os conteúdos criados pelos fãs sobre as marcas e partilhados, são o capital mais valioso para as marcas.
Para ilustrar isso mesmo, mostrou-nos o exemplo da Mc Donalds
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=E142QuEQirw&w=600&h=338]

Nathalie Nahai (Web Psychology) passou-nos os seus conhecimentos, sobretudo a relação entre psicologia e web design, resultado das pesquisas a que teve acesso e que culminaram no seu livro “Webs of Influence. The Psychology of Online Persuasion”.

Kiruba Eswaran (Mobile Money) falou basicamente do sistema de pagamento mobile, que consiste em armazenar versões virtuais dos cartões de crédito no seu telefone para efectuar o pagamento.

Depois do almoço, veio a melhor parte, sobretudo as Q&A ao primeiro painel da tarde.
Cesar Christoforidis (Socialbakers) e Chad Wittman (EdgeRank). A intervenção da Inês Tomás Mateus permitiu-nos a resposta a algumas das dúvidas que de outra forma não tínhamos tido a oportunidade de esclarecer.
upload lisboa 2012 Q&A

O segredo de um conteúdo valioso, segundo Chad Wittman, está em ser criativo e criar uma interacção de qualidade com os fãs, pô-los a participar activamente, a partilhar conteúdos (fotos, vídeos, etc.) sobre a nossa marca.
A actualidade do post é muito importante e para melhorar o edgerank há muito trabalho a fazer. Comparar conteúdos e verificar os que melhor resultam, medindo a reacção dos fãs, testar horários, etc.

É necessário atrair os fãs a comentar, a gostar e a partilhar. É muito importante chamar o fã a intervir e a interagir com a marca, mas não é com perguntas básicas, que os fãs reagem.

A última apresentação a que assisti, a de Boris Hageney (CEO e Co-fundador da Groupon Portugal, Espanha e Itália), pouco trouxe de novo, para quem está familiarizado com o sistema de compras colectivas que agrupa uma infinidade de produtos a preços vantajosos, à venda por um período limitado.

Fazia parte do programa outro orador, André Gil (Managing Partner na Bliss Applications), mas infelizmente não tive oportunidade de assistir.

E foram estas as minhas notas…

Faça um apelo à dream team que está por detrás do Upload Lisboa para que continuem a apostar em oradores de qualidade, que consigam partilhar conteúdos relevantes.

Artigos criados 45

Um comentário em “As minhas Notas sobre o Upload Lisboa 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo